Atividade: 2.7 – Execução da atividade planejada
Tema: Reciclagem
A atividade foi realizada em dupla, decidimos o tema no término do curso, durante a hora atividade, realizada na escola E.M.Profª Teresinha Mian, levamos nossa idéia para nossos colegas, que de imediato contribuíram com sugestões, desenvolvemos nosso planejamento.
Contamos com a colaboração e apoio do Profº Ricardo, já que a atividade foi aplicada na sua turma, Maternal, deixamos aqui registrado nosso agradecimento.
O trabalho em dupla foi feito de forma harmoniosa, conseguimos atingir nossos objetivos, com muita determinação e profissionalismo, sem duvida alguma o resultado superou nossas expectativas.
Iniciamos nossa atividade na segunda-feira, aproveitando o dia do vídeo, escolhemos o vídeo da Xuxa 10, por demonstrar o uso de material reciclado.
Aproveitando esse momento lúdico, trabalhamos com teatro de fantoche, para mostrarmos que a reciclagem faz parte do nosso cotidiano.
Os personagens foram: Joãozinho e Maria, eles visitaram a sala para falar de maneira clara a importância da coleta de material reciclado.
Eles brincaram, cantaram e encantaram, nossos personagens interagiram com a sala, conseguimos participação total, com interesse e descontração.
Confeccionamos os recipientes para armazenar o material reciclado, enquanto realizávamos a atividade, íamos explicando que cada cor corresponde a um determinado material.
Inicialmente o professor realizou a atividade, demonstrando e classificando o material, em seguida cada aluno coletou o material sobre a mesa e depositou no recipiente, alguns demonstraram dificuldade, as quais foram sanadas com a ajuda do professor e da sala.
Avaliando o resultado desta atividade, observamos que alguns alunos apresentaram dificuldades em separar papel reciclado (recipiente azul) do papel não reciclado (recipiente cinza), nos quais incluímos papel higiênico e guardanapo quando utilizados, reforçamos e esclarecemos as diferenças dos materiais, repetimos essa atividade para reavaliarmos.
Para reforçarmos e elucidarmos a separação de materiais reciclados realizamos atividade em folha, onde cada aluno pintou o recipiente, com a cor correspondente ao material coletado, em caso de duvidas os alunos observavam o conteúdo dos materiais depositados em sala, quando necessário o professor intervia, mas no geral a sala mostrou ter assimilado a atividade que trabalhou cores.
As atividades realizadas com materiais reciclados foram feitas aos poucos, por tratar-se de alunos com faixa etária de 03 a 04 anos, elaboramos um robô, com auxilio dos alunos, todos demonstraram interesse e participação, durante a montagem conversávamos a respeito da coleta seletiva e notamos que os pais ainda não separam materiais reciclados em casa, aproveitamos o momento para enfatizar a importância da coleta.
Na reunião de pais, informamos aos mesmos, que a escola possui um bag e os materiais devem ser trazidos todas segunda-feira, limpos, notamos interesse da comunidade, que compartilharam com as atividades realizadas
pelos alunos.
O robô foi confeccionado com material reciclado e fomos surpreendidos pelos alunos que decidiram dar um nome ao nosso mascote, a escolha gerou polêmica e muita discórdia e discussão, finalmente decidimos que ele iria se chamar Reciclaldo.
Após seguirmos as etapas planejadas, finalmente chegamos a elaboração do mapa conceitual e termino da nossa atividade.
Concluímos que atingimos as nossas metas, que foram seguidas e trabalhadas com determinação, os alunos compreenderam a importância e necessidade de realizarmos a reciclagem.
Nossos agradecimentos a equipe escolar e aos nossos alunos, esclarecemos que a divulgação das fotos foram autorizadas através de pais/responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário