quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade 2.6 – Planejando uma atividade utilizando mapa conceitual.


A atividade será realizada na escola Teresinha Mian Alves, a faixa etária dos alunos é de 03 a 04 anos, Maternal, período da tarde, professor Ricar-
do, professora Fernanda Gonçalves(participante do eproinfo) e professora
Silvia (participante do eproinfo e trabalha com berçário e irá aplicar a ativi-
dade  na sala).
Tema: Reciclagem
Objetivos: Conhecer e perceber a importância de preservar e explorar o meio ambiente.
                  A relação do homem na transformação do meio ambiente e da coleta seletiva e reutilização de materiais reciclados.
Eixos: Comunicação e expressão, natureza e sociedade, linguagem matemá
tica, autonomia e identidade.
Recursos utilizados: Televisão, aparelho DVD, câmera digital, a escola possui sala de informática, mas ainda não está sendo utilizada por não possuir internet.
Conteúdos trabalhados: cores, formas, tamanhos, símbolos.
Metodologia: Mapa conceitual (leitura de figuras) roda de conversa, separar materiais reciclados.
Etapas da atividade: Levando em conta a faixa etária dos alunos, iremos trabalhar gradativamente a atividade, para podermos utilizar o mapa conceitual.
Iniciaremos a semana, utilizando o DVD Xuxa 10, onde o cenário é feito com material reciclado, iremos incentivar para que os alunos observem e comentem a respeito do material utilizado, no caso garrafas Pet.
Hora do conto, a historia irá tratar da importância de preservar a natureza, de como devemos separar o lixo, a importância da reciclagem, utilizando o lúdico.
Na terça- feira, dando continuidade a atividade, iremos iniciar uma roda de conversa, utilizando os fantoches, Joãozinho e Maria, ambos irão falar da importância dos materiais reciclados.
Os personagens irão explicar que cada material possui um recipiente adequado para ser armazenado.
Iremos confeccionar, com papel colorido, os respectivos recipientes, a atividade irá desenvolver cores, formas e tamanho.
Vários materiais reciclados serão espalhados sobre a mesa, primeiramente o professor irá demonstrar a atividade, na sequência cada aluno irá escolher um material e depositá-lo no devido lugar, quando surgir alguma duvida o professor irá interceder e solucionar o conflito juntamente com a sala.
Na quarta-feira, os alunos irão realizar atividade em folha, colorindo o recipiente de material reciclado, utilizando a respectiva cor.
Daremos inicio a confecção de um boneco feito com material reciclado, aproveitando o momento para enfatizar a importância da coleta e classificação dos materiais.
Na quinta-feira iremos apresentar e trabalhar com o mapa conceitual, que foi elaborado através de cores, símbolos e figura, levando em conta a faixa etária dos alunos.
A professora irá mostrar o símbolo da reciclagem, explicar seu significado e através do mapa conceitual, trabalhar a classificação dos materiais.
Para trabalharmos essa atividade será necessário seguirmos as etapas planejadas, visto tratar-se de alunos de uma faixa etária infantil.
A avaliação será feita diariamente, ao termino de cada etapa, verificando a participação, interesse e realização das atividades propostas.
O tema escolhido será trabalhado ao longo do ano, com a participação dos alunos e da comunidade, onde os materiais coletados serão depositados nos respectivos recipientes, já que a escola faz parte do projeto de coleta seletiva.
Atividade realizada por:
Fernanda Gonçalves – Blog: http://fer-esther.blogspot.com/
Silvia Carvalhos Pontes – Blog: http://perseverantesucesso.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Olá!!! Gostei muito da atividade de vcs. Já fico imaginando os pequeninos compondo o Mapa Conceitual. Por favor, tirem muitas fotos para compartilhar esse momento tão importante com todos os colegas do curso. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o projeto. Parabéns. Importantíssimo! Fiquei ainda mais feliz ao saber que a escola já faz parte desse projeto de reciclagem para que o aprendizado seja enriquecido com uma prática que ultrapasse a sala de aula.

    ResponderExcluir